Estive refletindo dobre dois pintores muitos importantes pra mim,Um deles é Henri Matisse, mais especificamente "as mulheres de Matisse" na sua fase madura. Perceba que não há separação entre figura e fundo. Matisse assumindo a bidimensionalidade da tela confere volume e profundidade através apenas da linha, da superfície e da cor, com uma incrível economia de meios. Em paralelo observemos "as mulheres de Willen de Kooning" , da década de 50, sua fase intermediária, onde há a transposição do figurativo para o expressionismo abstrato, nesta figuras também não há separação entre figura e fundo, porém o seu processo é oposto ao de Matisse, de Konning também assumindo a bidimensionalidade da tela confere a estas figuras volume e profundidade, mas através do acúmulo da matéria orgânica, isto é explodindo a tela através de um processo exaustivo de construção e des-construção (podemos observar isto também nas pinturas de Iberê Camargo). Tanto nas telas de Matisse quanto nas de "de Kooning" desenho e pintura são uma coisa só. Por um lado a assepsia de Matisse conferindo a pintura um caráter decorativo e anti-decorativo ao mesmo tempo, do outro a matéria corrosiva das pintura de "de Kooning" negando completamente este caráter decorativo. Um abraço.
Gabriel, Os trabalhos de "Kooning" realmente não separam desenho de pintura,os dois são unificados pelas linhas e traços arrítmicos de figura e fundo,proporcionando uma composição "anti-decorativa",o que me atrai muito,porém a ordem dessa composição é percebida quando percorremos os olhos por ela. Kooning com seus traços frenético cria um movimento intenso e não aleatório,e claro,em suas obras,um movimento que venho buscando à tempo.Quero uma composição com linhas e traços,onde o movimento seja como uma sinfonia Um forte abraço!
Conheço este lugar
ResponderExcluire dele não quero sair.
Parabéns, Rô...
Vc é uma artista maravilhosa.
Obrigada Rangel,por tua visita e comentário.
ExcluirTrabalhar em óleo sobre tela é muito bom,um pouco demorado,mas muito bom.
Beijos e volte sempre!
Interesting work...
ResponderExcluirBest regards from Paris,
Pierre
Thank you Pierre for your comment!
ExcluirHis visit is a pleasure.
Me gustan mucho tus trabajos, llenos de detalles y personalidad. Felicitaciones Franco.
ResponderExcluirUn abrazo.
Ramón
Ramón,gracias por tu comentario.
ResponderExcluirObras de pintura de aceite es muy bueno, pero el diseño
permite una mayor espontaneidad.
Un abrazo.
Estive refletindo dobre dois pintores muitos importantes pra mim,Um deles é Henri Matisse, mais especificamente "as mulheres de Matisse" na sua fase madura. Perceba que não há separação entre figura e fundo. Matisse assumindo a bidimensionalidade da tela confere volume e profundidade através apenas da linha, da superfície e da cor, com uma incrível economia de meios. Em paralelo observemos "as mulheres de Willen de Kooning" , da década de 50, sua fase intermediária, onde há a transposição do figurativo para o expressionismo abstrato, nesta figuras também não há separação entre figura e fundo, porém o seu processo é oposto ao de Matisse, de Konning também assumindo a bidimensionalidade da tela confere a estas figuras volume e profundidade, mas através do acúmulo da matéria orgânica, isto é explodindo a tela através de um processo exaustivo de construção e des-construção (podemos observar isto também nas pinturas de Iberê Camargo). Tanto nas telas de Matisse quanto nas de "de Kooning" desenho e pintura são uma coisa só. Por um lado a assepsia de Matisse conferindo a pintura um caráter decorativo e anti-decorativo ao mesmo tempo, do outro a matéria corrosiva das pintura de "de Kooning" negando completamente este caráter decorativo. Um abraço.
ResponderExcluirGabriel,
ResponderExcluirOs trabalhos de "Kooning" realmente não separam desenho de pintura,os dois são unificados pelas linhas e traços arrítmicos de figura e fundo,proporcionando uma composição "anti-decorativa",o que me atrai muito,porém a ordem dessa composição é percebida quando percorremos os olhos por ela.
Kooning com seus traços frenético cria um movimento intenso e não aleatório,e claro,em suas obras,um movimento que venho buscando à tempo.Quero uma composição com linhas e traços,onde o movimento seja como uma sinfonia
Um forte abraço!
Teus trabalhos são maravilhosos. Teus nus são especiais. Adoro teu trabalho de a muito tempo.
ResponderExcluirBeijos.
Obrigada Rangel,fico feliz que goste de meu trabalho.
ExcluirUm beijo.